Notícias

14/01/2019 09:40

#ProcureSaber – Há 35 anos o Curso Preparatório da Escola de Dança forma crianças e adolescentes de 5 a 18 anos

card

Crianças, jovens, adultos e idosos, todos têm oportunidade de se inserir na linguagem artística da dança através da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa). A instituição é integrada ao Centro de Formação em Artes da Funceb e oferece cursos e oficinas voltadas para diferentes públicos, finalidades e qualificações.

Desde 1984, o Curso Preparatório da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBa) forma crianças e adolescentes, entre 5 e 18 anos, na linguagem da dança. As inscrições para o curso acontecem uma vez por ano, e o período letivo é de março a dezembro.

Para participar do curso o interessado deve fazer uma pré-inscrição, depois é realizado um sorteio entre os candidatos cadastrados. Na matrícula, é solicitada uma taxa de R$ 20,00 (semestral). A média é de 400 estudantes matriculados a cada ano. Acompanhe o site da Funceb para saber quando começará as inscrições!
dança

Preparatório - O Curso é voltado para jovens com pouca ou nenhuma experiência na área. As aulas acontecem no turno vespertino, duas vezes na semana, sempre às segundas e quartas-feiras, terças e quintas-feiras, ou quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h. Dentre as modalidades estudadas pelos aspirantes, estão: Balé Clássico; Brincantes; Danças Populares; Dança Afro-Brasileira; Dança Moderna; Dança Contemporânea e Capoeira.

O currículo do curso é estruturado a partir do percurso formativo de níveis divididos em turmas: de iniciação (que desperta as possibilidades expressivas do próprio movimento), intermediárias (quando a técnica se amplia e a gestualidade começa a ser desenvolvida com mais intensidade a partir da consciência corporal, social e artística) e avançadas (quando o ensino das técnicas proporciona ao estudante a percepção do corpo como veículo de manifestação e comunicação da dança). Para atender o aluno que nunca fez aulas antes ou teve breve contato com a dança, é oferecida a turma do Livre do Preparatório.

Em cada fase são acrescidos gradualmente carga horária e conteúdos de maior complexidade, possibilitando que a formação inicial se amplie para uma formação continuada em dança que conduza o adolescente concluinte ao Curso de Educação Profissional, oferecido pela própria Escola de Dança da Funceb, e até mesmo a cursos superiores, ou a outras atividades profissionais e participação no campo da dança e da cultura.

foto

Os Cursos Preparatórios são ministrados por 10 professores em regime de reda e podem ser considerados como atividade complementar à escola formal, consolidando uma educação integral. Ao final de cada ano, os alunos do Curso Preparatório sobem ao palco e apresentam sua arte, através das Mostras Artístico-Pedagógicas, com coreografias solos e em grupos.

Instituição - A Escola de Dança é uma instituição integrada ao Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult), fundada em 1984 e que atua na iniciação, formação técnica e qualificação em dança, atendendo, em média, cerca de 2 mil alunos anualmente.

A Escola de Dança oferece uma gama de cursos (matutinos, vespertinos e noturnos), com diferentes objetivos, públicos, critérios de inscrição, atuando nas ações de iniciação e qualificação em dança. Acompanhe o site da Funceb para saber mais!

Serviço:
Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb
Aulas: às segundas e quartas-feiras, terças e quintas-feiras, ou quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h.
Taxa de matrícula: R$ 20,00 (semestral)
Período das aulas: março a dezembro de 2019.
Local: Escola de Dança – Rua da Oração n° 1 Pelourinho | (71) 3116-6644 | email: escola.danca@funceb.ba.gov.br

Fotos: Rafael Alexandre
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.