Notícias

17/04/2019 08:50

Funceb participou do II Encontro Internacional de Mulheres de Circo em Ribeirão Preto

a
Foto: Samira Lemes

A coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult), Vika Mennezes, apresentou o projeto Empoderamento das Mulheres de Circo, no 2º Encontro Internacional de Mulheres do Circo, em Ribeirão Preto, entre os dias 9 e 17 de abril.

O encontro viabilizou intercâmbio entre as artistas de diversas áreas que trabalham com a linguagem da arte circense e comicidade feminina. O festival é uma proposição do Coletivo CabarELAS e apoio do Edital Proac da Secretaria de Cultura e Economia criativa do Estado de São Paulo.

O projeto Empoderamento das Mulheres de Circo é uma ação artístico-social do Núcleo de Artes Circenses da Funceb, que aconteceu na lona do Circo Dallas, um circo itinerante da Bahia. A ação visa o combate à violência contra mulher e qualificação artística das circenses.
a
Foto:Renata Prado

“Foi uma experiência enriquecedora de compartilhamento e fortalecimento da arte feminina, com representantes de todo o mundo através de rodas de conversas, apresentações na rua e em locais fechados, oficinas dentre outras ações”, comenta Vika.

Na oportunidade, Vika Mennezes foi convidada a apresentar também uma cena do Cabaré de Rua, um manifesto de auto-amor, que revela questões relacionadas às vivências de uma mulher negra. “É muito gratificante trocar essas experiências e levar pra outros ambientes o que construímos nas coordenações”, finaliza Vika.

No encontro, as mulheres puderam difundir e divulgar a arte circense através de espetáculos, oficinas e demais atividades; possibilitando a ação de mulheres artistas em diversos locais, além de promover e respeitar a diversidade em seus espetáculos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.