Notícias

10/06/2019 09:00

#CinemaÉnaFunceb - De 13 a 19 de junho Tributo Paul Schrader reúne clássicos e filme inédito

The Caynons
The Caynons (Foto: Divulgação)

Com a estreia do drama, inédito em Salvador, “The Canyons”, a Sala Walter da Silveira acolhe, de 13 a 19 de junho (com exceção do dia 16/06), um pequeno ciclo dedicado ao cineasta e roteirista norte-americano Paul Schrader.

Além do filme realizado em 2013, a programação prevê a exibição de mais três clássicos: “Hardcore – No Submundo do Sexo” e “A Marca da Pantera”, nos quais ele assina a direção; além do cultuado “Taxi Driver”, de Martin Scorsese, com roteiro de Schrader. Todas as sessões são gratuitas e sempre às 15h - e contam com o apoio da MPLC.

Cinema e teologia

Nascido e criado em uma comunidade ultrapuritana de calvinistas holandeses, foi só na universidade que Paul Schrader entrou em contato com o cinema. O jovem estudante de Teologia apaixonou-se por mestres como Bergman, Dreyer, Bresson, Fellini, Antonioni e Ozu.

Decidido a substituir a Teologia pelo Cinema, vai para Los Angeles. Em Hollywood, vê cerca de mil filmes durante um ano, começando a trabalhar como crítico, ao mesmo tempo em que se diploma em Teoria do Cinema. A partir de 1972 começa a escrever roteiros para filmes.

A Marca da Pantera
A Marca da Pantera (Foto: Divulgação)
 
Schrader, ex-drogado e freqüentador do bas-fond do centro da cidade de Nova Iorque, criou o protagonista de “Taxi Driver” baseado em si mesmo e em obras de Sartre e Dostoievski. Em 1978, fez sua estreia como diretor de cinema com o thriller policial “Vivendo na Corda Bamba”.

Serviço:
Mostra Paul Schrader
Quando: de 13 a 19 de junho (exceto dia 16/06), sempre às 15h.
Onde: Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, nº 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Fone: 3116-8124
Sessões gratuitas

Confira a programação:

13 e 19/06

The Canyons (EUA, 2013) - Exibição digital
Direção: Paul Schrader
Elenco: Lindsay Lohan, James Deen e Nolan Gerard
Duração: 99 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse - Na Hollywood dos tempos modernos, um grupo de jovens manipuladores e poderosos vive uma vida sem regras. Christian (James Deen) adora utilizar seu status prestigioso nos filmes para organizar jogos eróticos. Sua namorada, Tara (Lindsay Lohan) , já foi uma modelo de renome, mas, diante da decadência, vive à deriva conforme a rotina tumultuada do amante.

14/06
A Marca da Pantera (Cat People, EUA, 1982)
Direção: Paul Schrader
Duração: 118 min
Elenco: Nastassja Kinski, Malcolm McDowell e John Heard
Classificação: 16 anos
Sinopse - A jovem Irena (Kinski) vive solitária desde a violenta morte de seus pais, há muitos anos. Depois de muito tempo, Irena reencontra seu irmão mais velho, Paul (McDowell), que hoje é pastor na cidade de Nova Orleans, e passa a morar com ele. Na mesma noite, Paul some e um crime brutal acontece: uma prostituta é atacada e morta por uma pantera.A polícia consegue capturar o animal e o leva para o zoológico local, onde Oliver (John Heard), um cientista, passa a observar a fera. Irena e Oliver se conhecem e se apaixonam, e isso desencadeia uma série de eventos sensuais e violentos por causa da natureza dos irmãos.

15 e 17/06
Taxi Driver (EUA, 1976)
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Robert De Niro, Harvey Keitel, Jodie Foster e Cybill Shepherd
Duração: 115 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse - Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole. Ele vagueia noite adentro, trabalhando como motorista de taxi. A experiência faz crescer nele um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta.

18/06
No Submundo do Sexo (Hardcore, EUA, 1979)
Direção: Paul Schrader
Elenco: George C. Scott, Ilah Davis e Peter Boyle.
Duração: 109 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse - Jake Van Dorn, é um homem religioso que entra em uma busca incansável pela filha Kristen, desaparecida após sair para uma excursão da igreja. A princípio, Jake tenta confiar no trabalho da polícia, mas, vendo que o mesmo é ineficaz, contrata o detetive Andy Mast para auxiliá-lo na procura. Logo, Mast descobre que Kristen atuou em um filme pornô após seu desaparecimento, e, a partir daí, Jake segue em busca dos responsáveis pelo filme. A prostituta Niki é uma das pessoas que tentam ajudá-lo a encontrá-los.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.