Notícias

12/06/2019 13:26

Funceb presente na 14ª Mostra de Cinema de Ouro Preto - a CineOP!

d

A Fundação Cultural esteve presente na 14ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, de 05 a 10 de junho, idealizada e realizada pela Universo Produção. A CineOP é uma mostra audiovisual com alcance nacional e internacional que estrutura sua programação em três temáticas de atuação: história e educação e preservação. A diretora geral da Funceb, Renata Dias, participou da mesa desta última temática – Preservação.

A proposição da mesa temática foi a “A regionalização e a formação do patrimônio audiovisual brasileiro”, com recorte para ações e políticas regionais direcionadas à preservação do patrimônio audiovisual brasileiro tendo por base os arquivos regionais mantidos descentralizados.

Na ocasião, junto ao secretário municipal adjunto de Cultura de Belo Horizonte (MG), Gabriel Portela, e a subsecretária da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói (RJ), Lia Baron, a diretora apresentou a Diretoria de Audiovisual da Funceb – a DIMAS – e suas ações no que se refere à memória do Audiovisual na Bahia.

c

Na Mesa, Renata apresentou a Funceb e falou de tópicos como o crescimento do mercado audiovisual no país e no estado, apresentou o Circuito Luiz Orlando de Exibição Audiovisual e seus números de espectadores e de municípios atendidos, a Sala Walter da Silveira e sua difusão do cinema baiano e mundial, além de apresentar a Cinemateca da Bahia, espaço não somente para guarda, mas que permite pesquisas, encontros e seminários, além de visitas guiadas para estudantes, em especial.

O momento também foi para apresentar a Bahia Film Comission, que visa estimular a realização de obras audiovisuais na Bahia na modalidade de co-produção nacionais e  internacionais.

A CineOP é uma proposta inédita no circuito de mostras e festivais do Brasil a visou, com esta mesa, enfocar o cinema como patrimônio, a história, memória em interface com o cinema contemporâneo e ações educacionais.

Fotos: Ascom/Funceb
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.