Notícias

04/11/2019 11:01

#PPV - Fotografias de Miguel Aun revelam o universo de como é ser mineiro

s

“Tento mostrar neste trabalho o que tem de mais característico em Minas Gerais: o trem, a religiosidade, o queijo, os ofícios, enfim a cultura e a sabedoria de viver que existe nesse meio”, conta o fotógrafo Miguel Aun, selecionado para menção honrosa no Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.
   
Miguel é fotógrafo há 50 anos e revela que o interior de Minas Gerais é um tema recorrente em suas obras: “Minas é conhecida pelas fotografias de cidades históricas e seus monumentos. Porém, o que mais me emociona são as pessoas que aqui vivem. Este é um trabalho que venho fazendo desde o final da década de 60. Fiz uma seleção de fotografias feitas em filmes P&B, numa época que ainda havia pouca interferência dos meios de comunicação nas pequenas cidades visitadas”.

Ele prossegue: “minhas fotos são documentais e auxiliam a memória, que é a essência direta da fotografia em filmes. Este estilo anda pouco valorizado na atual linha do mercado de arte fotográfica brasileira”.

d

As fotografias do ensaio “O Ser Mineiro”, integrante da categoria 1 – Ancestralidade e Representação, revelam o cotidiano das pessoas comuns do interior de Minas Gerais “de certa forma caracteriza, o típico mineiro: simples, tranquilo, sem pressa em seu ofício cortando seu fumo com o canivete”, comenta o artista.

Sobre a participação no catálogo do Prêmio e na exposição coletiva, ele destaca: “é sempre muito bom participar de uma exposição de grande visibilidade nacional como é o Prêmio Pierre Verger. Para mim foi especial por ter sido a primeira vez que exponho na Bahia”.

sMineiro de Belo Horizonte, nascido em maio de 1945, Miguel Aun fotografa há cerca de 50 anos, não se  limitando apenas a trabalhos profissionais. Possui um acervo de mais de 50 mil fotografias de Minas Gerais e fotos na Coleção Pirelli (Masp) e no Itaú Cultural. Participou também de dezenas de exposições individuais e coletivas.

Visitações

Até o dia 24 de novembro, amantes por fotografia e interessados nas diversas discussões apresentadas pelos fotógrafos, podem ver as obras selecionadas no Prêmio Pierre Verger, de terça a sexta-feira, das 13h às 19h; e nos sábados e domingos, das 14h às 18h, no Palacete das Artes, na Sala Mário Cravo Júnior, no bairro da Graça, em Salvador.


Miguel Aun (Foto: Bianca Aun)

Serviço:
Prêmio Pierre Verger - Exposição Coletiva
Visitação: 9 de outubro a 24 de novembro, de terça a sexta-feira (13h às 19h), sábado e domingo (14h às 18h), na Sala Mário Cravo Junior
Local: Palacete das Artes (R. da Graça, 284 - Graça)
Gratuito

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.