Notícias

14/02/2020 10:30

#CursosLivres2020 - Dança de Salão e Dança Contemporânea são novas opções para alunos interessados na dança

a

Começar o ano movimentando a mente e o corpo é muito bom. As aulas dos Cursos Livres da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa), terão início no dia 9 de março de 2020.

As inscrições presenciais para os candidatos acontecem no período de 2 a 6 de março no horário das 17h às 20h, na sede da Escola da Funceb, no Pelourinho. Serão 31 modalidades de cursos com gostos e estilos variados para quem deseja mergulhar no universo da dança.

As aulas são ministradas por profissionais de diferentes técnicas, selecionados via convocatória para iniciantes e pessoas com experiência. Os passos de uma  Dança de Salão,  com Jocélia Freire e Alisson George e a criativa Dança Contemporânea de Clênio Magalhães, estão entre as muitas opções oferecidas.

Dança Contemporânea

Em suas aulas, o  professor e  coreógrafo Clênio  Magalhães parte de uma experiência da contextualização referente a um cenário artístico e político que resulta nas distintas abordagens da dança contemporânea.

O curso irá promover “a iniciação ao estudo teórico-prático dos movimentos, metáforas, investigações artísticas e improvisação, com foco nas narrativas de vida e nas relações entre dança, fotografia e audiovisual.

Assim a dança deixa de abordar somente o aspecto etéreo para relacionar-se com questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais, fisiológicas e realidades cotidianas, revela o coreógrafo.

As aulas serão ministradas às segundas-feiras, na sala 01 da Escola de Dança, das 18h30 às 20h30.

Trajetória

Clênio Magalhães é dançarino, ator, coreógrafo, licenciado em Dança pela Universidade Federal da Bahia, professor de Dança Contemporânea nas modalidades: Técnicas Básicas, Intermediárias e Avançadas de Dança Contemporânea; Composição coreográfica: solos, duos, trios e grupos; Alongamento; Relaxamento; Expressão Corporal; Dança na Escola, Dança no ambiente de trabalho; Dança Zero.

aDança de Salão

A proposta do Curso ministrado por Jocélia Freire e o dançarino Alisson George,  é a de estimular o pensamento, conhecimento e execução de movimentos básicos de diversas modalidades das danças de salão, estimulando o autoconhecimento e práticas colaborativas em dança.

O curso parte do princípio de que é necessário a discussão e a análise da conjuntura social na qual essa Dança surge e se desenvolve, buscando repensar as estruturas que compõe essas danças para o momento atual, desta forma, trazendo para o contexto das aulas questões acerca de quem conduz? Quem é conduzido?

“Vamos apresentar aos alunos a possibilidade de escolher qual função ele quer exercer dentro desta relação de conduzir e ser conduzido, assim, proporcionar uma reavaliação dos lugares delimitados, dentro das Danças de Salão, por uma sociedade patriarcal e machista”, avalia Jocélia.

“Sabemos que um dos motivos que levam as pessoas a buscarem as nossas aulas de Danças de Salão, em muitos casos, estão relacionados a fatores de risco para saúde, tais como: elevado nível de estresse, depressão, ansiedade entre outros, acentuados pela rotina de trabalho, estudos e outras tarefas do nosso cotidiano”, diz a professora.

E é desta forma, que a Dança passa a atender, também, objetivos relacionados à promoção da saúde, e passa a fazer parte das atividades mais procuradas como alternativa para prevenção de doenças, principalmente por adultos, segundo ela.

Trajetórias

Licenciada em Dança e em Educação Física pela UFBA, Jocélia Freire é especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte Escolar, fez parte da ACC (Atividades Curricular em Comunidade) da Escola de Dança da UFBA. Leciona como Professora de Dança do ensino médio no Colégio Módulo, Professora de Artes do Ensino Fundamental II, no município de Nazaré das Farinhas.  Foi indicada ao Troféu Baile Mundo 2016 na categoria Tango, campeã 2017 do Campeonato Brasileiro de Bolero.

Já o Professor Alisson George ministra aulas de Dança de Salão no Curso de Férias da Funceb, em parceria com Jocélia Freire,  no Encontro de Salão, em parceria com Faustina Piñeyrua e Marcos Affonso, além das participações em congressos nacionais como o de Tango e Bolero, e formações pedagógicas, como o Curso de Metodologia e Função da Dança na Modernidade, reconhecido pelo Conseil International de La Danse da UNESCO, ministrado por Paco Gomes.

Neste ano, serão disponibilizadas 1.330 vagas, distribuídas entre os cursos. Confira aqui a lista completa dos cursos e informações de matricula!


Serviço:


Cursos Livres 2020 da Escola de Dança da Funceb


Inscrições presenciais: de 2 a 6 de março de 2020, das  17h às 20h


Início das aulas: 9 de março de 2020


Dança Contemporânea, com Clênio Magalhães

Quando: às segundas-feiras, das 18h30 às 20h, na sala 01

Investimento: 20,00 (mensal)


Dança de Salão, com Jocélia Freire e Alisson George

Quando: às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, Sala Ceu

Investimento: 80,00 (mensal)

Onde: Escola de Dança, Rua da Oração, n° 1, Pelourinho

 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.