Notícias

30/06/2020 10:38

#DicaFunceb - Filarmônicas da Bahia realizam encontro musical virtual para celebrar o Dois de Julho

a
Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina

Todos os anos o sol nasce diferente na Bahia no dia dois de julho. Nossa data magna nos lembra o quanto somos guerreiros. Em 2020 essa certeza de que, como nas batalhas pela independência do Brasil na Bahia, iremos vencer o inimigo – o novo coronavírus -, tem de ser ainda mais forte.

Todos os anos as filarmônicas da Bahia fazem um encontro em Salvador sob o céu do dois de julho. Este ano elas não deixarão de celebrar a grande vitória do povo da Bahia, do Brasil, mas farão cada uma sob o céu de sua cidade, no Primeiro Encontro Virtual de Filarmônicas da Bahia/29º Encontro de Filarmônicas, que marca o 29º ano consecutivo em que elas se encontram para tocar.

Tudo começa na live que acontece a partir das 18h no Facebook da FUB – Filarmônicas Unidas da Bahia e no Youtube da Fundação Gregório de Mattos, que está apoiando o evento. Com mediação de Felipe Dias, que contará com a parceria do maestro Fred Dantas na apresentação, uma extensa programação será realizada.

Na abertura, um vídeo com o Hino ao 2 de Julho, com novo arranjo feito pelo maestro Fred Dantas, dá início à celebração. Executado de forma isolada pela "Filarmônica Virtual Unida da Bahia", com partituras editadas por Ronald Magnavita Filho, vídeo editado por Gival Filho e tocado por músicos de filarmônicas das cidades de Cachoeira, Camaçari, Caravelas, Central, Irará, Itiúba, Jacobina, Maragogipe, Morro do Chapéu, Salvador, Senhor do Bonfim e Serrinha.

As nove filarmônicas que participarão farão então suas apresentações através de vídeos e para cada filarmônica que mostrar sua música na live haverá uma entrevista ao vivo com o seu maestro. A live também estará aberta para que o público se manifeste e faça perguntas e será encerrada com o Hino ao 2 de Julho.

Participarão do no Primeiro Encontro Virtual de Filarmônicas da Bahia/29º Encontro de Filarmônicas: Sociedade Lítero Musical 25 de Dezembro, de Irará, sob a regência do mestre Pedro Júnior; Lira Musical Deolindo Lima, de Barra, sob a regência do mestre Leonel Chagas Amaral; Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, de Senhor do Bonfim, sob a regência do mestre Tenison Santana; Sociedade Filarmônica Minerva, de Morro do Chapéu, sob a regência do mestre Alberto Caetano; Filarmônica 15 de Setembro, de Belmonte, sob a regência do mestre Ari Oliveira; Filarmônica 2 de Janeiro, de Jacobina, sob a regência do mestre Celso Santos; Sociedade Filarmônica União Sanfelixta, de São Félix, sob a regência do mestre André Luis; Filarmônica Erato Nazarena, de Nazaré das Farinhas (filarmônica homenageada, sob a regência do maestro Lourival; e Oficina de Frevos e Dobrados, de Salvador (filarmônica anfitriã), sob a regência do mestre Fred Dantas.

Serviço:
Live Primeiro Encontro Virtual de Filarmônicas da Bahia/29º Encontro de Filarmônicas
Quando: 2 de julho, às 18h
Onde: No Facebook da FUB – Filarmônicas Unidas da Bahia / No canal do Youtube da Fundação Gregório de Mattos
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.