|
FUNDAÇÃO CULTURAL PARTICIPA DA SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS
[30.11.2007]
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) participa da Semana dos Direitos Humanos, evento que tem como objetivo comemorar e ao mesmo tempo propor uma reflexão em torno da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa este mês 59 anos de proclamação. A Semana acontece em Salvador entre os dias 3 a 10 de dezembro e formaliza a parceria entre FUNCEB e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanosdo Estado da Bahia (SJCDH), responsável pela iniciativa.
No dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) será realizado um grande Ato no Centro Cultural Plataforma (subúrbio ferroviário), durante o qual a FUNCEB e a SJCDH anunciarão o Edital Cultura e Direitos Humanos, com o objetivo de premiar iniciativas culturais que promovam o respeito à igualdade, à diversidade, entre outros. Nesta ocasião, a Secretaria de Justiça assinará o Decreto de Instituição das seguintes instâncias: Grupo de Trabalho Intersetorial de Políticas para as Pessoas com Deficiência, Comitê Estadual de Combate a Tortura e Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Também serão assinados os Convênios de Cooperação Técnica entre a Fundação Cultural, a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Salvador (SEDES/PMS) e o Grupo Gay da Bahia (GGB). Como parte da programação artística do Ato, a partir das 15h os grupos Medianeira (teatro), Melicianos (hip-hop), Movimento e Raça (braek dance) e Herdeiros de Angola (dança) fazem apresentações artísticas no Centro Cultural Plataforma.
Mas a programação da Semana dos Direitos Humanos é variada e acontece em diferentes pontos da cidade. De segunda a sexta (dias 03 a 07), a partir das 14h, começa com o I Encontro Estadual de Organizações Indígenas, no Hotel Belmar. No último dia do Encontro, serão premiados os selecionados no Edital de Iniciativas Culturais Indígenas, da FUNCEB, que contemplou 10 projetos das comunidades kariri, pankararé, kaimbé, pataxó, tuxá e tupinambá.
Começando nesta mesma data, dia 07, e seguindo até o dia 10, a Sala Walter da Silveira (Barris) recebe o Festival Entretodos – I Festival de Curta Metragem sobre Direitos Humanos. Serão exibidos filmes temáticos, nas sessões das 17h30 e 20h, com a participação de Célia Cristina Whitaker e Cinthya Andrade de Paiva Gonçalves, representantes da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo. Os filmes são os mesmos que participaram do Festival realizado em São Paulo (programação segue abaixo). A Semana dos Direitos Humanos a traz, ainda, a realização de uma Feira Cultural, no dia 9, das 9h às 17h, além de um show em comemoração ao aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Farol da Barra (ambos realizados pela Secretaria de Justiça com apoio da Petrobras).
Programação
SEMANA DOS DIREITOS HUMANOS
3 a 10 de dezembro de 2007
Salvador - Bahia
Dias 7, 8, 9 e 10 de dezembro
Festival ENTRETODOS – I Festival de Curta-metragem sobre Direitos Humanos
Edição especial em Salvador
Exibição de curtas-metragens participantes do Festival em São Paulo e debate com as convidadas Célia Cristina Whitaker e Cinthya Andrade de Paiva Gonçalves. Contato: (11) 3106-0030 ou 0800-7701445
Onde: Sala Walter da Silveira
Quando: às 17h30 e 20h
Realização: DIMAS/SJCDH
Programação completa Aqui
Dia 9 de dezembro – Coordenação da Secretaria Especial de Direitos Humanos – PR com apoio da PETROBRAS
9h às 17h – Feira Cultural
17h às 22h - Show em comemoração ao aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Onde: Farol da Barra
Realização: Secretaria Especial de Direitos Humanos – PR com apoio da PETROBRAS
Dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos)
Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos
Apresentações artísticas
Anúncio do Edital “Cultura e Direitos Humanos” – FUNCEB/SJCDH
Assinatura do Decreto de Instituição das seguintes instâncias:
Grupo de Trabalho Intersetorial de Políticas para as Pessoas com Deficiência
Comitê Estadual de Combate a Tortura
Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Assinatura de Convênios de Cooperação Técnica:
Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB
Superintendência de Recursos Hídricos - SRH
Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI
Instituto Anísio Teixeira - IAT
Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de Salvador - SEDES/PMS
Grupo Gay da Bahia - GGB
Onde: Centro Cultural Plataforma
Quando: A partir das 15h
Realização: SJCDH/FUNCEB
Programação da Sala Walter da Silveira
"Entre Todos - Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos".
Dia 7/12 (Sexta-feira)
15h - Bloco temático: O Lugar do Corpo
Vídeos: Estertor, Fabricação Própria, Sexo e Claustro, Tudo é Corpo, Um Bom Negócio, Uma História Severina, Visita Intima - Revista Corporal
17h30 - Bloco temático: Tecnocultura
Vídeos: Dudu, Freqüencia Hanói, Hip Hop com Dendê, Maria Sem Graça, O Homem da Cabeça de Papelão.
20h - Bloco temático: Origem e Deslocamento
Vídeos: Além de Café Petróleo e Diamante, Caminhos em busca de um tempo, Daquí nóIs não arreda pé, Uzerê, Vida nova com favela
Dia 8/12 (Sábado)
15h - Bloco temático: Cotidiano
Vídeos: Conto do Caos, Kilmayr, Leonel Pé-de-Vento, Minhas 3 Gurias, O Rangu Do Tatu, Os três porquinhos, Vitória de Darley.
17h30 - Bloco temático: Núcleos e Nichos
Vídeos: Casa Tomada, IMPEJ, Ocupação Guapira, O Papel Principal, Vida Maria.
20h - Bloco temático: Mundo interior
Vídeos: Grinalda, Kalashnicov, O sonho de Gil, Paralelo: Espasmos de Realidade, Suaves Ventos de Outono, Vômito Desnecessário.
Dia 9/12 (Domingo)
15h - Bloco temático: Origem e Deslocamento
Vídeos: Além de Café Petróleo e Diamante, Caminhos em busca de um tempo, Daquí nóIs não arreda pé, Uzerê, Vida nova com favela.
17h30 - Bloco temático: O Lugar do Corpo
Vídeos: Estertor, Fabricação Própria, Sexo e Claustro, Tudo é Corpo, Um Bom Negócio, Uma História Severina, Visita Intima - Revista Corporal
20h - Bloco temático: Tecnocultura
Vídeos: Dudu, Freqüência Hanói, Hip Hop com Dendê, Maria Sem Graça, O Homem da Cabeça de Papelão.
Dia 10/12 (Segunda-feira)
15h - Bloco temático: Mundo interior
Vídeos: Grinalda, Kalashnicov, O sonho de Gil, Paralelo: Espasmos de Realidade, Suaves Ventos de Outono, Vômito Desnecessário
17h30 - Bloco temático: Cotidiano
Vídeos: Conto do Caos, Kilmayr, Leonel Pé-de-Vento, Minhas 3 Gurias, O Rangu Do Tatu, Os três porquinhos, Vitória de Darley.
20h - Bloco temático: Núcleos e Nichos
Vídeos: Casa Tomada, IMPEJ, Ocupação Guapira, O Papel Principa, Vida Maria.
|