o i t u o l i h u t g b
d v
s
           
x
z

PALACETE DAS ARTES ABRIGA SALÃO DO DESIGN

A primeira edição do Salão do Design, evento resultante da seleção do edital de fomento às Artes promovido pela Fundação Cultural do Estado, está sendo aguardada com grande espectativa em Salvador. A mostra será aberta no dia 05 de dezembro, ás 19h, no Palacete das Artes, promovido pela Diretoria de Artes Visuais da FUNCEB. A exposição foi criada com o objetivo de incentivar a produção artística e a reflexão nas áreas de Artes Visuais e Design no Estado da Bahia. Nessa primeira edição, foram selecionados 18 trabalhos nas modalidades de desenho gráfico, produto e web.

O Salão chega para complementar e ampliar a extensão das modalidades das artes visuais. Mesmo a Bahia não sendo um grande Pólo Industrial, o design tem uma ligação direta com a economia da cultura. O que não existiam eram políticas que dessem visibilidade a essa produção, explica o diretor de Artes Visuais da Fundação Cultural, Ayrson Heráclito.

O Carnaval e o Design

Durante o Salão, serão promovidas oficinas e worshops ministradas pelos designs participantes. Além disso, a Associação Baiana de Design (ABDesign) fará uma colaboração com uma palestra sobre o Carnaval e o Design. As produções serão expostas em salas especiais, que farão homenagens a renomados designs baianos, tais como Goya Lopes e J. Cunha. O Salão premiará quatro trabalhos, incluindo pelo menos um artista residente no interior do Estado, totalizando o investimento em R$ 20 mil.

Goya Lopes, Diretora Geral da ABDesign, reconhece o evento como uma nova ação de design na cidade, o que poderá dar frutos para os próximos anos. “Eu acredito que no futuro, possa sair várias possibilidades de premiações e de uma mudança no próprio edital. Esse Salão de agora traz a mistura de muitas áreas e linguagens do design. A partir daí é se pensar na construção de novos rumos, coisa que não se dá da noite pro dia”.

“O design teve uma ação importante no Governo anterior que acabou. O Centro de Designer na Bahia, que funcionava no Terreiro de Jesus está desativado. Foi uma frustração muito grande para nós, declara a designer Valéria Pergentino, da Diretoria de Comunicação da ABDesign. Então a gente vê com bons olhos um evento como esse. O design está em tudo do nosso cotidiano, desde a escova de dentes até no livro, revista, carro. Mostrar isso pro mercado é uma coisa bem vinda”.

O que é design?

Design (em alguns casos projeto ou projecto) é um esforço criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse esforço normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

Exemplos de coisas que se podem projetar incluem muitos tipos de objetos, como utensílios domésticos, vestimentas, máquinas, ambientes e também imagens, como em peças gráficas, famílias de letras, livros, e recentemente interfaces de programas.

Design é também a profissão que projeta os artefatos. Existem diversas especializações, de acordo com o tipo de coisa a projetar. Atualmente as mais comuns são o design de produto, design gráfico e o design de moda. O profissional que trabalha na área de design é chamado de designer.

No Brasil, com a implementação do primeiro curso superior de design, por volta da década de 50, adotou-se a expressão “desenho industrial”, pois na época era proibido o uso de palavras estrangeiras para designar cursos em universidades nacionais.

No nosso País, a nomenclatura “desenho industrial” se mantêm em uso atualmente, sobretudo entre os cursos de design em instituições públicas de ensino superior. Porém o termo “desenhista industrial” já não segue o mesmo rumo, pois cada vez mais cai no desuso, dando lugar ao termo inglês “designer”.

Trabalhos selecionados para o Salão de Design

Cadeira Três Cortes e Quebra cabeça Iara Mãe d´água - Sandro Henrique de Almeida
Conjunto Pomar Cítrico - Marcela Santos e Mariane Santana
Jornal Aurora da Rua – Fernanda de Souza
Interface para Comércio Eletrônico de Roupa - Flávia Marinho
Embalagem Popular na Cidade do Salvador - Evana Correia
Sonda II - Adilson Sena
Programação Visual do Projeto Toques e Trocas – Bahia - Walter Mariano
Design Feito a Mão - Traçados com Palha de Bananeiras - Thaís Podleskis
Eclosão - Péricles Mendes
A Criação Anula o Abismo Inútil da Desesperança - Maria Auxiliadora Araújo
Cadeira Alfa e Revisteiro curvo - Fábio Gatti
Shopping a Céu Aberto e Bolsa Aió de Macurure - Overbrand Designers Associados Ltda, Mário Bestetti Costa
Marca Shopping Central Cruz das Almas – Marcus Cordeiro
Padronização do Sistema de Transporte Publico por Ônibus - Luciana de Oliveira.

SERVIÇO

Onde: Palacete das Artes (antigo Museu Rodin). Tel.: 71 3338-6407
Quando: Abertura dia 5, às 19h.
Visitação de 6/12 a 5/01
Quanto: Grátis

Realização: Diretoria de Artes Visuais da FUNCEB

 
Agenda Cultural Bahia - Online
a
 
Fundação Cultural do Estado da Bahia - Praça Tomé de Souza, Palácio Rio Branco - Salvador - Bahia - CEP 40.020-010 Tel: (71) 3103-4000

TCA - DIMAS | IRDEB - IPAC - FPC | Secretaria de Cultura | Governo do Estado da Bahia
 
Galeria de Imagens Institucional Espaços Culturais Projetos Editais Agenda Cultural Arquivo de Notícias Contatos Geral Página Inicial Fale com o Webmaster

Home Webmaster