 |
|
 |
Encontro Setorial reúne artistas de teatro e circo
[14.03.2008]
O auditório Nilda Spencer do Conselho Estadual de Cultura, sediou, na quinta-feira (13/3), o Encontro Setorial, organizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), dirigido às categorias de teatro e circo. Representantes das duas categorias compareceram para avaliar e discutir o rumo das ações da FUNCEB direcionadas aos segmentos ali representados.
O diretor de teatro da FUNCEB Ernesto Valença abriu o encontro apresentando o balanço dos editais de teatro de 2007. Ernesto lembrou que no ano passado foram oferecidos R$ 445 mil, sendo R$ 113 mil para o interior através dos Prêmios Carlos Petrovicht (de difusão, formação, registro e memória), Manoel Lopes Pontes (de montagem) e Jurema Penna (inédito de circulação).
Dos três editais, o Carlos Petrovich inscreveu 79 projetos e premiou nove. O Edital Manoel Lopes Pontes recebeu 31 projetos e contemplou cinco. O Jurema Penna premiou 10, de 29 inscritos. De acordo com o balanço, algumas mudanças foram definidas para as próximas edições. Entre elas, a simplificação da linguagem dos editais, a criação de formulário para os projetos e lançamento de editais no interior.
Para 2008, serão mantidos os editais e montagem e circulação, com algumas alterações técnicas. Logo após o balanço, foi anunciado o edital Quintas do Teatro, que deve ser divulgado ainda este ano.
Foi apresentada também a criação do Calendário de Apoio Cultural, que vai democratizar a distribuição de recursos destinados a trabalhos que não participam dos editais. Segundo Ernesto Valença, serão priorizadas propostas realizadas no interior do Estado e em áreas de risco social, além de projetos relacionados à capacitação na área cultural e voltados ao público infanto-juvenil.
Balanço do circo - Ana Paula Gomes, diretora do Núcleo de Artes Circenses, também apresentou o balanço de suas atividades em 2007, falando do 1º Encontro com Circenses, da 1ª etapa do Projeto de Mapeamento e Memória do Circo na Bahia. Foram levantados 22 circos de lona em cinco territórios de identidade visitados, inclusive com registro audiovisual.
Para 2008, o Núcleo prevê a realização do 2º Encontro dom circenses e a continuação do Mapeamento e Memória do Circo da Bahia em 26 territórios. Também devem continuar os projetos Lugar de Criança é no circo, Cartilha do Circo e a parceria com Anjos do Picadeiro (concessão de bolsas para oficinas). Também foi anunciado o Calendário de Apoio Cultural da Funceb ao segmento. |
|
|