o i t u o l i h u t g b
d v
s
           
x
z

Fundação Cultural ministra III Workshop de
Elaboração de Projetos Culturais na capital e interior

[22.04.2008]


Ilustração: Cristiane L. Viana

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, entidade vinculada a Secretaria de Cultura, promove, entre os dias 26 de abril e 1º de junho, o III Workshop de Elaboração de Projetos Culturais em 26 municípios. O objetivo das oficinas, que acontecem das 9h às 13h e das 14h às 18h, é capacitar artistas, produtores e agentes culturais da capital e interior baiano. Serão oferecidas 50 vagas. As atividades terão carga horária de 18h, com atestado de participação. As inscrições serão realizadas em cada uma das cidades visitadas.

As oficinas estão divididas em duas etapas: no primeiro dia, pela manhã, será realizada a apresentação teórica do conteúdo, com ênfase no processo de inscrição nos principais editais e mecanismos estaduais e nacionais de financiamento da cultura. Pela tarde, os participantes formarão grupos de trabalho para elaborar projetos específicos e tirar dúvidas com os instrutores presentes. No dia seguinte, pela manhã e pela tarde, os projetos serão finalizados, apresentados e avaliados por todos.

A iniciativa é coordenada por Giuliana Kauark, da Assessoria de Projetos da Fundação, com apoio dos produtores Mayla Pita e Vagner Rocha. A proposta é que o Workshop sirva para ampliar o número de projetos do interior inscritos e contemplados nos editais e mecanismos de fomento à cultura da FUNCEB e da Secretaria de Cultura, como de outras instituições municipais, estaduais e nacionais. O conteúdo das oficinas será trabalhado a partir do Manual de Elaboração de Projetos, disponibilizado no site da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br) para consulta de todos os artistas, produtores e agentes culturais que não puderem participar do Workshop.

 

Como escrever um projeto

Para Giuliana Kauark, fazer um projeto para a área de cultura não é difícil. "Existem algumas regras. Um bom projeto tem que ser claro, saber justificar sua importância com a demanda do público ou da localidade a que se destina e com orçamento baseado em valores reais de mercado, explica Giuliana, lembrando a importância de saber adaptar o projeto às diferentes formas de financiamento - leis de incentivo, editais ou captação de recursos em empresas da iniciativa privada.

Programação:

Data

Local

26 e 27 de abril

Teixeira de Freitas

02 e 03 de maio

Bom Jesus da Lapa

03 e 04 de maio
Araci

05 e 06 de maio

Andorinha

06 e 07 de maio Correntina | Cruz das Almas
08 e 09 de maio
Serrolândia
09 e 10 de maio
Irará | Luis Eduardo Magalhães
10 e 11 de maio Salvador (Casa da Música)
17 e 18 de maio

Amargosa | Ribeira do Pombal | Salvador (Espaço Xisto Bahia)

19 e 20 de maio Camamu
20 e 21 de maio Itororó | Rodelas
23 e 24 de maio Brumado | Curaçá
24 e 25 de maio Itacaré | Salvador (Centro Cultural Alagados)
26 e 27 de maio Apuarema | Cafarnaum | Paramirim
29 e 30 de maio Catu | Ruy Barbosa | Seabra

31 de maio | 01 de junho

Ipirá | Simões Filho 
 
a
 
Fundação Cultural do Estado da Bahia - Praça Tomé de Souza, Palácio Rio Branco - Salvador - Bahia - CEP 40.020-010 Tel: (71) 3103-4000

TCA - DIMAS | IRDEB - IPAC - FPC | Secretaria de Cultura | Governo do Estado da Bahia
 
Galeria de Imagens Institucional Espaços Culturais Projetos Editais Agenda Cultural Arquivo de Notícias Contatos Geral Página Inicial Fale com o Webmaster

Home Webmaster