o i t u o l i h u t g b
d v
s
           
x
z

Assessoria de Artes Circenses faz
mapeamento de circos na Bahia 

[11.07.2008]

A Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura (SECULT) dá continuidade à terceira etapa do projeto Mapeamento e Memória do Circo na Bahia, que ocorrerá nos dias 04 e 06 de julho, nas regiões Metropolitana de Salvador, Extremo Sul, Chapada Diamantina, Oeste Baiano, Vitória da Conquista, Bacia do Rio Corrente e Velho Chico. Idealizada e executada pela Assessoria de Artes Circenses da Fundação, a atividade tem como objetivo mapear e registrar as companhias e circos em atividade na Bahia, a fim de sensibilizar comunidades, prefeituras, secretarias e outros órgãos sobre a importância de receber bem o circo em suas cidades. 

O registro do cotidiano e das atividades dos circos servirá para compor um material audiovisual que ajudará na elaboração e execução de políticas voltadas para as artes circenses. Além disso, as informações coletadas darão origem a um banco de dados que ficará disponível no site da FUNCEB, de acordo com o material recolhido em cada viagem. O resultado completo do projeto tem previsão para ser divulgado até o final do ano e será veiculado em programas e vinhetas de TV, em parceria com a Diretoria de Imagem e Som (DIMAS) e o Instituto de Radiodifusão Educativa (IRDEB).  

Nessa etapa, foram visitados os circos Escola do Capão, Itinerante Weverton, Brasil e o artista autônomo circense Jonilson Nobre de Oliveira, mais conhecido como “Palhacinho”. Na primeira e na segunda etapa, feitas em dezembro de 2007 e fevereiro de 2008, respectivamente, foram visitadas cidades como Riachão do Jacuípe, Camaçari, Candeias, Itanagra, Conde, Pojuca, Serrinha, Itaberaba, Tucano, Porto Seguro, Irecê, dentre outras.  De acordo com Alda Laborda, assessora de Artes Circenses, a perspectiva é mapear aproximadamente cem circos, incluindo artistas e trupes, até 2009. “Acreditamos que este trabalho pode melhorar a qualidade dos espetáculos e a recepção dos circos por onde eles passam. Este ano tentaremos mapear pelo menos cinqüenta grupos”, conclui.  

Circos mapeados 

GALERIA
Circo Escola do Capão Weverton Circo
Palhacinho Circo Brasil

O Circo do Capão é uma atração turística no vilarejo.  Lá, o intercâmbio é feito através de oficinas e espetáculos. Além disso, o espaço é alugado para apresentações de teatro, dança, música e cinema. O Itinerante Weverton, instalado no Vilarejo do Junco, próximo à cidade de Jacobina, tem números de trapézio, duplo trapézio, cilíndro japonês, palhaço, além do adestramento de animais como cachorro e macaco, que se tornaram uma grande atração do circo. O Circo Brasil, por sua vez, também instalado no vilarejo Jenipapo, próximo à cidade de Jacobina, apesar de não estar completamente estruturado, diverte o público com números de palhaço, equilíbrio de pratos, dublagem, malabares e trapézio. O artista "Palhacinho" apresenta também o número do "globo da morte" quando há eventos ou circos na cidade de Jacobina.

As viagens do projeto são organizadas a partir do contato com os circenses.
A próxima acontece no dia 18 de julho, com visitas às cidades do Extremo Sul da Bahia, na região de Belmonte. Estão previstas, ainda, visitas nas regiões do Oeste Baiano, Vitória da Conquista, Bacia do Rio Corrente e Velho Chico. A terceira etapa será concluída no mês de agosto.

Serviço
O quê: Mapeamento e Memória do Circo na Bahia
Onde: Salvador, Extremo Sul, Chapada Diamantina, Oeste Baiano, Vitória da Conquista, Bacia do Rio Corrente e Velho Chico.
Quando: 04 e 06/07
Realização: Núcleo de Artes circenses /FUNCEB

 

Agenda Cultural

Disque denúncia: 100

a
 
Fundação Cultural do Estado da Bahia - Praça Tomé de Souza, Palácio Rio Branco - Salvador - Bahia - CEP 40.020-010 Tel: (71) 3103-4000

TCA - DIMAS | IRDEB - IPAC - FPC | Secretaria de Cultura | Governo do Estado da Bahia
 
Galeria de Imagens Institucional Espaços Culturais Projetos Editais Agenda Cultural Arquivo de Notícias Contatos Geral Página Inicial Fale com o Webmaster

Home Webmaster