 |
|
 |
Circuito do Samba chama atenção para
o Samba de Roda no interior baiano
[18.08.2008]
A partir de 24 de agosto, a circulação do samba de roda ganha uma nova configuração e uma maior repercussão pelo interior da Bahia. Isso graças à parceria entre a Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, através da Diretoria de Música, e a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), que promovem o Circuito do Samba. Até 30 de novembro, oito encontros, em cidades de três territórios de identidades distintos, reúnem grupos de Samba de Roda para trocar experiências e discutir sobre esta matriz cultural e suas variações.
Os encontros envolvem a participação de 55 grupos de 29 cidades do interior da Bahia. O interesse do projeto é que o Samba de Roda seja devidamente conhecido e valorizado como parte da vida atual dos baianos e da identidade nacional. “Reconhecemos a necessidade de democratizar e interiorizar as ações, além de fomentar, identificar e divulgar os grupos de Samba de Roda do Estado”, afirma Gilberto Monte, diretor de Música da FUNCEB.
O formato do projeto existe desde 2005, segundo Rosildo Moreira do Rosário, coordenador geral da ASSEBA, que trabalha no fortalecimento dos 57 grupos já registrados e pesquisados pela entidade. Eram pelo menos quatro encontros por ano, de uma forma mais restrita, em cidades diversas. Rosildo explica que após a criação da Casa do Samba, a atividade ficou mais centralizada. Os encontros surgiram como meta, dentro do plano de salvaguarda, para atingir o máximo de pessoas e fazer suas celebrações a cada encerramento, a exemplo da capoeira e da chegança.
A ASSEBA buscou a Fundação Cultural como um parceiro forte, considerando a política de interiorização de ações no Estado, segundo afirma Rosildo Moreira, uma vez que as prefeituras baianas geralmente não têm políticas públicas bem definidas para as manifestações populares. As atividades da ASSEBA já tiveram outros parceiros e agora, com a FUNCEB, diz que espera chegar a mais lugares, pois, segundo avalia, “são pessoas de 36 municípios viajando por outras regiões, se conhecendo e trocando experiências, coisa que nunca aconteceu antes”.
Dentro dessa perspectiva, o Circuito do Samba foi concebido para incentivar o intercâmbio entre grupos de Samba de Roda, através de debates, apresentações e trocas entre músicos, sambadores e sambadeiras baianos. Além destes encontros, a idéia é realizar também um mapeamento cartográfico, com a criação de um banco de dados (contatos, fotos, etc) sobre os grupos de Samba de Roda participantes do projeto.
"O Circuito do Samba se propõe a fortalecer e expandir o diálogo sobre a conjuntura local em que vivem os grupos de Samba de Roda”, reforça Gilberto Monte. Também está na mira do projeto a criação de uma rede de grupos de Samba de Roda, e sua respectiva profissionalização, com a perspectiva de promover o diálogo com outras fronteiras, além da discussão do modelo experimental de gestão democrática e participativa adotado pela Casa do Samba de Santo Amaro.
Circuito do Samba - Programação
| Data |
Locais |
24 de Agosto |
1º Encontro em Irará |
31 de agosto |
2º Encontro em Saubara |
14 de Setembro |
3º Encontro em Santo Amaro |
28 de Setembro |
4º Encontro em Terra Nova |
12 de Outubro |
5º Encontro em Vera Cruz |
26 de Outubro |
6º Encontro em Maracangalha / São Sebastião do Passé |
9 de Novembro |
7º Encontro em Conceição da Almeida |
30 de Novembro |
8º Encontro em Antônio Cardoso |
Serviço
O quê: Circuito do Samba
Onde: Interior da Bahia (Região Metropolitana, Recôncavo e Portal do Sertão).
Quando: 24/8 a 30/11/2008
Quanto: grátis
Informações: 71 3103-4095 / musica.funceb@gmail.com
Realização: FUNCEB
|
|
|