Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB

Escola de Dança da FUNCEB inscreve para curso de educação profissional

Unidade do Centro de Formação em Artes seleciona 60 novos alunos para o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança

webflyer curso técnico 2014

Estarão abertas entre os dias 13 e 17 de janeiro as inscrições para interessados em integrar a nova turma de alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, oferecido pela Escola de Dança da FUNCEB, integrada ao Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas de duas formas: presencial, para os residentes em Salvador, e pela internet, através de e-mail, para moradores de outras cidades. São oferecidas 60 vagas para pessoas que tenham aptidão para a dança, e que tenham concluído ou estejam cursando o 3º ano do ensino médio.

Para os residentes em Salvador, é preciso comparecer à sede da Escola de Dança da FUNCEB, no Pelourinho, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12h30, munidos de foto 3×4 e cópia da carteira de identidade. No local, os candidatos vão preencher uma ficha, que será entregue no ato. Já os que residem fora de Salvador devem enviar e-mail para o endereço eletrônico inscricaocursotecnico@gmail.com, solicitando a ficha de inscrição e enviando a foto 3×4 e o RG escaneados, em documentos anexados. Os que se inscreverem nessa modalidade precisam aguardar a confirmação de inscrição, a ser encaminhada também por e-mail; caso isso não ocorra, devem entrar em contato com a unidade para esclarecimentos.

Os candidatos deverão apresentar potencial para dançar, razão pela qual passarão por uma seleção específica, constando de teste prático de habilidades e uma atividade de apreciação estética, com previsão de realização para os dias 24, 25 e 26 de janeiro, em horário comercial, a ser informado aos inscritos. A matrícula dos selecionados será realizada em 30 e 31 de janeiro. As aulas serão iniciadas em 3 de fevereiro e acontecem de segunda a sexta, no turno matutino, das 7h30 às 12h20. O único custo para os alunos é a taxa de matrícula de R$ 20 por semestre.

Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança – Com duração de dois anos e meio e carga horária total de 1.932 horas, o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e já formou 24 turmas de novos profissionais que vêm contribuindo para a produtividade do cenário da dança da Bahia. Criado em 1988, objetiva capacitar jovens com conhecimentos e habilidades gerais e específicos na área da dança, visando à formação de profissionais aptos a uma ampla atuação, como dançarinos, intérpretes, produtores, coreógrafos-criadores e multiplicadores em dança.

No percurso da formação, os estudantes têm acesso a uma gama de informações e experiências artístico-pedagógicas em dança e de caráter prático-teórico, perpassando os diferentes modos de estudar dança e desvendando técnicas variadas de movimento, como a capoeira, a dança moderna, o balé clássico, as danças afro, populares e contemporâneas. Em articulação com estes conteúdos técnicos, os alunos desenvolvem também reflexões sobre a dança, a educação e o corpo numa perspectiva histórica, estética e cinesiológica, culminando com as experimentações artísticas e configurações coreográficas a partir dos Laboratórios de Criação.

A metodologia também estimula o trânsito e a complementaridade entre linguagens artísticas (teatro, música, artes visuais etc.) e outras áreas de conhecimento, reafirmando a flexibilidade e a abertura das abordagens corporais para diálogos entre os diferentes saberes. Todo este trajeto é subsidiado por etapas de estágios nas quais os futuros profissionais têm a possibilidade de vivenciar experiências, observando ainda a dinâmica de gestão e produção cultural na atualidade.

Inscrições para seleção
Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança
Quando: 13 a 17 de janeiro de 2014
Inscrições presenciais: das 8h às 12h30, na Escola de Dança da FUNCEB
Inscrições por e-mail (para candidatos que não residam em Salvador): formulário de inscrição através do e-mail: inscricaocursotecnico@gmail.com
Quanto: Inscrições gratuitas; matrícula para selecionados: R$ 20 por semestre
Pré-requisito: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do ensino médio
Documentos necessários: Foto 3×4 + Xerox do RG; para inscrições por e-mail, RG e foto devem ser escaneados e enviados junto com o formulário de inscrição.
Endereço: Rua da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus – Pelourinho
Informações: 71 3116-6641, das 8h às 12h30