Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB

Notícias

Pelo 23º ano, Lavagem Cultural da FUNCEB antecipa o Carnaval

Tradicional festa dos funcionários e amigos da Fundação Cultural do Estado da Bahia acontece na quarta-feira que antecede o Carnaval, agitando as ruas do Pelourinho

A festa começa com concentração em frente ao Palácio Rio Branco, na Rua Chile, a partir das 15 horas. Depois, um cortejo segue pela Rua da Ajuda, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, até chegar ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. Lá, serão coroados os reis da folia deste ano – os cantores Levi Lima, do grupo Jammil, e Ana Mametto – e a diversão segue com show de Mirela Bastos e Banda Menina Baiana. Assim será a 23ª edição da Lavagem Cultural da FUNCEB, que é promovida pelos funcionários da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). O evento, que tradicionalmente antecipa a abertura dos festejos carnavalescos da capital baiana e que já faz parte do calendário de festas do Pelourinho, sempre ocorre na quarta-feira que antecede o Carnaval – este ano, no dia 6 de fevereiro.

Os rituais e a folia são conduzidos pelas baianas estilizadas do Grupo Folclórico Bahia Axé, que dão um toque perfumado e colorido ao cortejo, com suas águas de cheiro e indumentária característica: saias de roda, batas, turbantes e fios-de-contas. Durante o percurso pelo Centro Histórico de Salvador, os foliões são também animados pelas bandas de sopro e percussão do Maestro Reginaldo de Xangô e Terra da Felicidade.

A Lavagem Cultural é um momento de integração e confraternização tanto para os funcionários da FUNCEB e SecultBA – que lidam o ano inteiro com eventos culturais da Bahia –, quanto para baianos e turistas que queiram curtir e dançar ao som do axé e demais ritmos carnavalescos.

Origem – A primeira Lavagem Cultural da FUNCEB aconteceu em 1989, quando a instituição, hoje localizada no Pelourinho, ainda funcionava na Biblioteca Pública, no bairro dos Barris. De lá para cá, a Lavagem prosseguiu apoiada pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Licia Fabio e Tatau. O evento já faz parte do calendário da Saltur e da Bahiatursa e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral.

23ª Lavagem Cultural da FUNCEB
Quando: 6/2, quarta-feira, a partir das 15 horas
Onde: Do Palácio Rio Branco, na Rua Chile, ao Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho
Quanto: R$ 30 (para funcionários) e R$ 40 (para não-funcionários)
Informações com a comissão de organização: 71 3324-8524/ 71 9963-5954 (Lucia Eugênia)