FUNCEB - Fundação Cultural do Estado da Bahia
 
   
Projetos
 
seta Sua Nota é um Show
seta Workshop de Elaboração de Projetos Culturais
seta Ponto de Cultura
seta Quarta que Dança
seta Giro das Artes
Domingo no TCA
Conversas Plugadas
Série TCA
TCA.Núcleo
seta Quartas Baianas
seta Quero (re)ver
setaFormação de Platéia
 

 

Workshop de Elaboração de Projetos Culturais

Topo

De 6 a 28 de setembro, a Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura (SECULT), realiza quatro Workshops de Elaboração de Projetos Culturais em Salvador. Através desta iniciativa, a Secretaria capacita um número cada vez maior de artistas e produtores para participação em editais e processos de seleção de apoio e patrocínio cultural de âmbito regional e nacional. As oficinas são gratuitas, com direito a certificado de participação, e acontecem em quatro espaços culturais situados no Pelourinho.

A realização dos Workshops no Pelourinho faz parte de uma série de atividades que a SECULT e suas unidades promovem integrando a programação artístico-cultural no Centro Antigo de Salvador. O objetivo é estimular os agentes culturais que atuam na região, além de ampliar a movimentação nos espaços culturais que já existem ali. As inscrições nas oficinas devem ser feitas nos locais em que elas acontecerão: Escola de Dança da FUNCEB, Teatro SESC SENAC, Núcleo de Cultura Natureza Okada, e Auditório da Praça das Artes, conforme o cronograma abaixo.

O Workshop de Elaboração de Projetos Culturais, que chega à sua 4ª Edição, já levou mais de 70 oficinas a 66 cidades baianas, tendo mais de 2.000 participantes, que produziram mais de 200 projetos. A iniciativa é coordenada por Giuliana Kauark, da Assessoria de Projetos da FUNCEB, com apoio dos produtores Mayla Pita e Vagner Rocha.

Segundo Giuliana, “a avaliação dos participantes das oficinas tem sido positiva. A demanda de uma ação como essa pode ser medida pelos convites que temos recebido para levá-la a outras cidades. E os resultados têm aparecido no aumento dos números de projetos inscritos nos editais da Secretaria de Cultura”.


Como funciona
As oficinas têm duração de dois dias, totalizando 16 horas de duração, e estão divididas em três etapas. No primeiro dia acontece uma apresentação baseada no conteúdo do Manual criado pela Assessoria de Projetos da FUNCEB – também disponível no site da instituição (www.funceb.ba.gov.br). São abordados o processo de inscrição e os principais editais e mecanismos de financiamento de cultura nacionais e estaduais.
Num segundo momento, os participantes formam grupos de trabalho para a elaboração de projetos específicos. Na última etapa, acontecem a apresentação e a avaliação dos projetos por todos os participantes.

Confira os locais e o cronograma das oficinas no Pelourinho.
DATA LOCAL CONTATOS
6 e 7/09 Escola de Dança da FUNCEB 3116-6644
15 e 16/09 Teatro SESC SENAC 3324-4520
20 e 21/09 Núcleo de Cultura Natureza Okada 8102-1740
27 e 28/09 Auditório da Praça das Artes 3117-6456

Inscrições: 2 a 26/09, até a data de início - nos locais
Realização: Fundação Cultural do Estado da Bahia
Informações: tel.: 71 3103-4101 | assessoria@funceb.ba.gov.br

ARQUIVO
Workshops realizados em 2007Workshops 2007
Workshops realizados em 2008Workshops 2008

 

 

 
   
Fundação Cultural do Estado da Bahia - Praça Tomé de Souza, Palácio Rio Branco - Salvador - Bahia - CEP 40.020-010 Tel: (71) 3103-4000

TCA - DIMAS | IRDEB - IPAC - FPC | Secretaria de Cultura | Governo do Estado da Bahia
 
   
GAleria de imagens Institucional Espaços Culturais Projetos Editais Agenda Cultural Contatos Geral Fale com o Webmaster Página Inicial